O Agroquintais é um projeto sem fins lucrativos que propõe a disseminação e o fortalecimento da agricultura doméstica como forma de melhorar a alimentação e a qualidade de vida em comunidades com baixos índices de desenvolvimento socioeconômico.
Ele parte da constatação de que o cultivo de plantas para consumo próprio, inclusive medicinal, é uma prática ainda muito viva no interior do Brasil, que precisa ser preservada e valorizada. Além disso, o projeto utiliza-se dos cultivos como ferramenta interdisciplinar,
procurando traçar correlações entre o dia a dia das crianças, os conteúdos escolares e os processos que ocorrem nos canteiros.
procurando traçar correlações entre o dia a dia das crianças, os conteúdos escolares e os processos que ocorrem nos canteiros.
Seu nome é uma homenagem aos antigos quintais dos nossos avós, cujos cultivos visavam suprir parte da demanda alimentar e farmacêutica das famílias. Remete também a uma economia solidária, capaz de beneficiar uma comunidade através da venda, da troca e da oferta dos produtos cultivados.
A adoção da agroecologia tanto nos quintais como nas escolas vem de encontro à busca da sustentabilidade e aparece como forma de despertar nos indivíduos o sentimento de pertinência ao meio natural. Traz em si a ideia do cuidar - cuido de mim através de minha alimentação, cuido do outro e do meio onde vivo.
Criado e coordenado pela Engenheira Agrônoma Ana Cristina Salles de Aguiar, com apoio da empresa TenarisConfab, o Agroquintais iniciou suas atividades em 2009 oferecendo insumos e orientação para famílias que já plantavam ou desejavam plantar em quintais localizados em bairros periféricos da cidade de Pindamonhangaba.
Em 2011, com apoio da Secretaria Regional de Ensino, o projeto voltou-se a escolas públicas, pois diagnosticou-se a necessidade de disseminar a cultura do plantio junto às novas gerações. Desde então, todos os esforços do Agroquintais voltaram-se para o desenvolvimento de metodologias para o cultivo de hortas e outras formas de cultivo agroecológicas no ambiente escolar.
Atualmente o Agroquintais está presente em seis escolas estaduais e duas municipais, em seis bairros de Pindamonhangaba . Cerca de 300 alunos entre 6 e 12 anos, e 12 professores, estão recebendo capacitação para o cultivo de hortaliças convencionais e não convencionais dentro dos princípios da agricultura agroecológica.
Os encontros podem acontecer no turno ou contraturno escolar, dependendo da disponibilidade curricular e dos grupos. Os professores e alunos são convidados a participar e decidem se querem integrar um grupo que irá cultivar alimentos, aprender uma série de conceitos relacionados a esta prática e de quebra ainda levar para casa .
você está procurando um empréstimo comercial para refinanciar suas necessidades, então a oferta de empréstimo pedro será boa para você porque é genuína e passível de trabalhar com uma taxa acessível e termos e condições de empréstimo simples, também para qualquer tipo de empréstimo que você deseje solicitar por e-mail pedroloanss@gmail.com / texto whatsapp: +1 863 231 0632
ResponderExcluir